ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

Gala do Desporto reconheceu mérito dos estudantes que competiram pela UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) voltou a homenagear os estudantes que no ano letivo 2017/2018 competiram nas diversas equipas da Associação Académica da UBI. A Gala do Desporto 2018 serviu para entregar os prémios aos atletas, equipas e modalidades que mais se destacaram nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’S), mas foi também o momento para prestar o justo tributo a todos os alunos que aliaram os estudos à prática desportiva. No ano passado, a AAUBI arrecadou um total de 44 medalhas, que a colocaram em 5.º lugar entre as academias mais bem sucedidas a nível nacional, entre as dezenas de associações académicas que competiram nos CNU’s. Na Gala do Desporto 2018, realizada na noite de 8 de novembro, foi reconhecido esse esforço durante a entrega dos prémios de sete categorias.

Karolina Wojtaszek, polaca que durante o período de Erasmus ganhou o título nacional de Escalada com a camisola da UBI, foi considerada a “Desportista Revelação do Ano”. A “Desportista Feminina do Ano” é Inês Reis (Psicologia), natural da Covilhã, que também compete pelo Sporting Clube de Portugal.

O galardão de “Desportista Masculino do Ano” foi para David Gomes (Gestão) que brilhou na equipa de Futsal. Também do Futsal, Arménio Coelho é o “Treinador do Ano”. O prémio da “Modalidade Individual do Ano” foi para o Atletismo e da “Modalidade Coletiva o Ano” ficou para o Futsal Masculino.

Rosa Oliveira, nadadora da equipa do FC Porto e estudante de Design Industrial, recebeu a “Distinção Percurso Desportivo”, depois de ter conquistado dois títulos de Campeã Nacional Universitária e averbado dois segundos lugares.

Na cerimónia onde marcaram presença o presidente da FADU, Daniel Monteiro, e o vereador da Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, o presidente da AAUBI, Afonso Gomes, destacou a importância do desporto universitário no desenvolvimento económico e de integração social. “Se, por um lado, é consensual que os alunos da universidade constituem um pilar fundamental para o desenvolvimento económico da região, os cerca de 500 estudantes que praticam desporto na UBI, oriundos dos mais diversos locais do país, e de países estrangeiros, utilizam também a prática desportiva como forma de promover competências psicossociais, cabendo, assim, ao desporto desempenhar um papel fundamental no que concerne à exclusão social”, disse o dirigente associativo.

Tendo em conta esta importância, Afonso Gomes lembrou os recém-criados projetos de andebol e basquetebol, que permitem aos estudantes da UBI praticar desporto federado, e que se juntaram à modalidade de futsal.

João Canavilhas, Vice-Reitor para o Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, classificou a Gala como um “momento importante” para o desporto, área à qual a UBI dá muita atenção. “Temos feito um grande esforço no sentido de apoiar cada vez mais o desporto na nossa instituição. Nos últimos cinco anos temos feito algumas alterações,  a mais significativa das quais foi a aprovação do Prémio de Mérito desportivo, que permite aos nossos atletas descontos nas propinas quando obtêm resultados de destaque”, afirmou, lembrando que é uma matéria que está agora a ser trabalhada a nível nacional, mas que na UBI já tem dois anos. O Vice-Reitor da academia ubiana destacou igualmente o trabalho que está a ser feito com os clubes da região, pela AAUBI e pelo Departamento de Ciências do Desporto, bem como o envolvimento da UBI na organização de provas nacionais e de cursos para treinadores, "que ajudam a dar visibilidade à região".

te xtosfoto s

Edição: