Fundação Altran premeia Projeto “Nuada”

Uma equipa de três investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) e um do ISCTE ficou em segundo lugar no Prémio Fundação Altran, com a apresentação do projeto “Nuada”, um protótipo de mão “biónica” que tem por objetivo melhorar a mobilidade da mão em pessoas que sofrem de dores e de falta de força neste membro.

O sistema “Nuada” suporta, assim, o normal funcionamento da mão. É composto de hardware e software e é útil para pessoas que sofrem de falta de força ou de dor quando seguram objetos. Pode, ainda, ser utilizado por profissionais com atividades manuais exigentes e para prática desportiva.

Apesar de ter um ecrã táctil, no modo automático (que será o modo de uso normal), o utilizador controla a luva movendo os dedos normalmente dentro dela, que pode enviar instruções para um servo-motor que bloqueia/desbloqueia uma engrenagem, permitindo que a pessoa possa abrir a mão ou não. No modo bloqueado o utilizador não consegue abrir a mão.

O “Nuada” tem sensores que permitem uma melhor avaliação das funções da mão pelo utilizador. Com estes sensores, gera métricas úteis que permitem aos profissionais de cuidados de saúde uma avaliação da recuperação e da evolução das etapas do paciente. Estas métricas são também úteis para atividades profissionais e desportivas.

Atualmente a Nuada tem vários protótipos desta mão. Um deles tem um motor de tamanho reduzido (próximo de um relógio), que está projetado para suportar 40kg. O sistema pode ser conectado com um smartphone via Bluetooth com o objetivo de proporcionar serviços adicionais ao utilizador.

Desta equipa fazem parte, além de Filipe Quinaz (instrutor CISCO na UBI), Pedro Querido (programador), Pedro Quinaz (investigador) e Luciana Alegre (design industrial).
O projeto NUADA venceu em Maio o concurso nacional Imagine Cup promovido pela Microsoft, o que lhe proporcionou a ida à competição mundial da Microsoft, representando também os países da Europa ocidental.

Mais informações:

Site do projeto. : http://nuada.pt/