FCS é a primeira escola médica portuguesa no apoio ao Programa de Segurança do Doente da OMS

O LaC – Laboratório de Competências - da Faculdade de Ciências da Saúde apresentou recentemente à Organização Mundial da Saúde (OMS) o seu apoio oficial ao Patient Safety Curriculum Guide. Esta iniciativa coloca a FCS num lugar de destaque no ensino biomédico a nível internacional, sendo a primeira escola médica em Portugal e uma das primeiras da Europa a oficializar o apoio a este programa.

O documento integra uma série de recomendações para que as escolas médicas promovam e desenvolvam os seus programas de Segurança do Doente, tendo servido de base ao desenvolvimento do Programa de Segurança do Doente do LaC.

Desde a génese da Faculdade que a Segurança do Doente tem sido uma preocupação e uma temática abordada de forma explícita. Com a criação do LaC logo nos primeiros anos da FCS, surgiram necessariamente sessões de aprendizagem dedicadas à Segurança do Doente que, com o passar dos anos, foram evoluindo para o atual Programa de Segurança do Doente.

Luis Patrão, coordenador executivo do LaC, esclarece “A Segurança do Doente está para a área da saúde como a Segurança de Voo para a aeronáutica; neste sentido, é sob os princípios que lhe estão inerentes que toda a aprendizagem deve ser desenvolvida, por forma a salvar mais vidas, melhorar a qualidade de vida dos doentes e diminuir os danos decorrentes do contacto com os serviços de saúde”, e acrescenta que “a oficialização do apoio ao Programa de Segurança do Doente da OMS coloca uma responsabilidade adicional no LaC e em todos os seus colaboradores”.

Paralelamente ao desenvolvimento do ensino relacionado diretamente com a Segurança do Doente, acabou por surgir a oportunidade de trabalhar em outras áreas paralelas, introduzindo a Simulação no ensino pré-graduado, a par de uma constante atualização em Educação Médica. Também relacionado com esta temática, irá realizar-se na FCS no final deste ano, o  2º Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde.

Mais informação:

Já está disponível no site da OMS o documento no qual o Presidente da FCS, Luís Taborda Barata, oficializa o apoio ao Patient Safety Curriculum Guide (ver http://www.who.int/patientsafety/education/curriculum/PSP_endorsement_UBI.pdf)

Lista completa de instituições que apoiam e aplicam os princípios deste documento: http://www.who.int/patientsafety/education/curriculum/
PSP_Endorsements_Universities/en/index.html
.