Estudantes de Medicina ensaiam com Sistema de Informação dos Certificados de Óbito

Os alunos do 6.º ano do Mestrado Integrado de Medicina estão a aprender a utilizar o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), no âmbito do Programa do Laboratório de Competências. Trata-se da primeira utilização intensiva, em ambiente de formação pré-graduada, desta plataforma, feita em articulação com a entidade promotora da mesma, designadamente os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

O contacto com um sistema que poderá fazer parte do dia-a-dia profissional dos futuros médicos abrange todos os alunos de Medicina, que têm, deste modo, a oportunidade de praticar a emissão de óbito e lidarem pela primeira vez com o Boletim de Informação clínica. Esta metodologia de ensino permite aos estudantes adquirir os conceitos teóricos relativos à certificação do óbito e, ao mesmo tempo, contactar com o SICO, adquirindo conhecimentos e experiência na interface do utilizador. O modelo de aprendizagem aplicado no Laboratório de Competências reforça ainda as noções de boas práticas no preenchimento de formulários, promovendo rigor e qualidade de informação.

O SICO, desenvolvido pela empresa pública Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), permite, através da articulação das entidades envolvidas no processo de certificação dos óbitos, a melhoria da qualidade e do rigor da informação, promovendo uma adequada utilização dos recursos e rapidez de acesso aos dados em condições de segurança, assim como o respeito pela privacidade dos cidadãos.

A emissão de certificados de óbito eletronicamente através do SICO, conforme previsto no Despacho n.º 13788/2013 do Ministério da Saúde, é obrigatória para todos os médicos (setor público e privado) desde o dia 1 de janeiro de 2014.