ed. 579 | 19 a 25 maio 2018

Estudante da UBI preside à Associação Nacional de Ciências Biomédicas

A ANCiB - Associação Nacional de Ciências Biomédicas será presidida ao longo do próximo ano por um estudante da Universidade da Beira Interior (UBI). Ulisses Gaspar tomou posse no cargo a 6 de fevereiro, com o propósito de dar um novo impulso ao organismo que junta elementos de três instituições de Ensino Superior portuguesas onde funcionam cursos desta área: Algarve, Aveiro e UBI.

O estudante do 3.º ano de licenciatura é o primeiro aluno da UBI a presidir ao organismo fundado em 2014. No Conselho Diretivo contará com o apoio de três elementos da Universidade da Beira Interior. Diogo Ramos terá a função de Secretário-Geral, Jorge Ferreira a de Tesoureiro e Marta Pereira será Vogal. Nos restantes órgãos sociais, e ainda da UBI, Micaela Almeida preside ao Conselho fiscal e Gonçalo Laranja será o secretário. Marília Figueira foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Diogo Monteiro Secretário Adjunto.

“Criar uma identidade sólida do que é um biomédico e como ele se pode destacar” é um das prioridades que Ulisses Gaspar define para o mandato. As outras são “englobar e consolidar o conhecimento e experiência dos alunos a área, apostar na imagem externa da associação – tanto empresarial como social –, dinamizar iniciativas, assim como promover prémios e estudos dos alunos”. Ser um apoio direto aos núcleos de estudantes, impulsionar intercâmbios internacionais, defender um perfil dos estudantes de Ciências Biomédicas e reconhecer todos os elementos da classe também fazem parte do programa do presidente da ANCiB.

Esta Associação surgiu para colmatar a necessidade de divulgação e de proteção dos profissionais Biomédicos. Esta área de formação existe no país desde 2005, tendo colocado no mercado de trabalho profissionais nos setores da saúde, biologia e engenharia.

Órgãos Sociais de ANCiB

Conselho Diretivo
Presidente | Ulisses Gaspar (UBI)
Vice-Presidente | Carolina Freitas (UA)