UBInforma
 

ed. 540 | 15 a 21 julho 2017

 

Equipa da UBI integra projeto europeu na Bielorrússia

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


Um grupo de professores do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis vai participar num projeto na Bielorrússia que tem como objetivo modernizar, aprofundar e consolidar a indústria têxtil daquele país. O convite surgiu por parte da equipa grega, líder no projeto, “que reconhece à UBI um forte e inovador trabalho na área têxtil e com a qual temos as melhores relações de cooperação e intercâmbio”, salienta Nuno Belino, coordenador da equipa da UBI.

A produção têxtil na Bielorrússia é atualmente considerada a maior entre os estados da Europa Oriental, com elevada produção de linho e fibras químicas que são sobretudo exportadas. Neste sentido, foi criado um programa (UNITE) pelo governo bielorrusso, que visa o desenvolvimento da indústria para 2011-2015 e que agora continuará até 2020, com enfoque na modernização de fábricas e no aumento da capacidade de produção e exportação de fibras de alta qualidade e têxteis.

O objetivo geral do projeto, no qual se encontram universidades e empresas, é incentivar e apoiar a cooperação entre o ensino superior e a indústria para benefício mútuo e progresso. Por um lado, instituições de ensino superior obtêm feedback das necessidades da indústria e das tendências do mercado e, simultaneamente, respondem às novas necessidades.

O projeto terá a duração de dois anos e são parceiros Portugal, Grécia, Bélgica, Espanha e Bielorrússia.

« voltar

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma