ubinforma

ed. 839 | 30 março a 5 abril 2024

Empresa PCE Iberica S.L. Instrumentación doa equipamento à FibEnTech da UBI

A Unidade de Investigação FibEnTech - Fiber Materials and Environmental Technologies tem ao dispor um novo equipamento que resultou de um apoio recebido da indústria. A empresa PCE Iberica S.L. Instrumentacíon, no âmbito da sua estratégia de apoio ao mundo universitário, em termos de formação, investigação e desenvolvimento, efetuou a doação de um equipamento para medição da dureza de borrachas e elastómeros (Durómetro PCE-DDA) à unidade de investigação da Universidade da Beira Interior (UBI) que se dedica ao estudo de materiais fibrosos e tecnologias ambientais.

O durómetro é um equipamento utilizado para determinar de forma rápida a dureza de superfícies. Dependendo do modelo, é adequado para medição da dureza de materiais como metais, plástico, borracha ou têxteis. É utilizado para efeitos de produção, controle de qualidade e no sector de serviços.

O dispositivo vai servir para melhorar as condições do trabalho científico dos membros do FibEnTech, unidade onde é desenvolvida investigação com vista a contribuir para o desenvolvimento de materiais fibrosos, estruturados e compósitos, com aplicações nas áreas do têxtil, do papel e embalagem, saúde e bem-estar e automóvel, entre outras, utilizando fundamentalmente matérias-primas naturais e renováveis, através de processos e tecnologias inovadores e energética e ambientalmente sustentáveis.

A análise da sustentabilidade dos novos produtos e processos, bem como a valorização e tratamento de resíduos sólidos (têxteis de pós-consumo, florestais, gasosos e líquidos decorrentes), na perspetiva da economia circular, é uma das prioridades da unidade, integrando desta forma os dois grupos de investigação: Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais. Outra prioridade será o desenvolvimento de tecnologias e produtos que criem valor e que promovam o sequestro de carbono.

Durómetro | PCE Iberica S.L. Instrumentación

te xtosfoto s