Doutoramentos em Engenharia Civil  e Gestão da UBI acreditados pelo período máximo

O 3º ciclo de Engenharia Civil e o 3º ciclo em Gestão foram acreditados pelo período máximo de 5 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Relativamente a Engenharia Civil, esta acreditação surge na sequência do reconhecimento das elevadas qualificações, experiência e atividade científica do corpo docente, a disponibilidade dos meios materiais necessários e suficientes para garantir o funcionamento com elevada qualidade, a boa gestão administrativa e pedagógica do curso, o trabalho com caráter inovador desenvolvido pelos alunos e a sua participação em ações de desenvolvimento tecnológico.

No caso do doutoramento em Gestão, a decisão do Conselho de Administração da A3ES, baseada no relatório final elaborado pela Comissão de Avaliação Externa (CAE), sustenta-se na elevada procura que o ciclo de estudos tem, no “primeiro ano curricular muito bom”, no corpo docente totalmente doutorado, na aplicação de critérios de admissão e seriação mais exigentes, entre outras razões.  A CAE refere, igualmente, o facto de os investigadores associados ao ciclo de estudo de Gestão terem investigação relevante na área específica e a aceitação, em número significativo, de publicações em revistas internacionais, bem como a boa relação entre docentes e estudantes o que leva à rápida resolução de problemas. Os avaliadores salientam, também, a disponibilidade de recursos materiais necessários ao normal funcionamento do curso e a existência de pacotes estatísticos necessários. A limitação das orientações das teses a docentes com publicação internacional de qualidade é algo que a CAE também refere como trazendo benefícios ao ciclo de estudos. O conhecimento do ciclo de estudos demonstrado pelos estudantes é outro fator destacado pelo painel de avaliadores.