Docente de Guionismo da UBI lança novo livro

João de Mancelos, professor de Laboratório de Guionismo na Universidade da Beira Interior, e de Escrita Criativa na Universidade de Aveiro, acaba de lançar Manual de Guionismo, através das Edições Colibri.

O novo livro destina-se a profissionais ou amadores que pretendam escrever um argumento para curta ou longa-metragem, em televisão ou cinema. Inclui técnicas que levam o escritor desde a ideia inicial até à revisão do texto, passando pela construção das personagens e da intriga. Apresenta ainda numerosos exemplos, recorrendo a clássicos do cinema e a filmes recentes, a películas norte-americanas ou europeias. Propõe ainda exercícios divertidos, que podem ser feitos individualmente ou em grupo, dentro ou fora da sala de aula. Este livro é um dos poucos que existem em língua portuguesa sobre o tema, e junta-se a outras obras do mesmo autor, como Introdução à Escrita Criativa (4ª ed. 2013) e Manual de Escrita Criativa (2013), ambas publicadas pela Colibri.

Texto da contracapa: Manual de Guionismo é um livro indispensável para quem desejar escrever um argumento para curta ou longa-metragem, de televisão ou cinema. Inclui técnicas que levam o escritor desde a ideia à leitura final, passando pela construção das personagens e da intriga. Inclui numerosos exemplos, recorrendo a clássicos do cinema e a filmes recentes, a películas norte-americanas ou europeias. Propõe ainda exercícios divertidos, que podem ser feitos individualmente ou em grupo, dentro ou fora da sala de aula.

1. A arte de bem mentir
  28. Em boa forma
  29. Cenas extra
  30. O making of deste manual

Referência: Mancelos, João de. Manual de Guionismo. Lisboa: Edições Colibri, 2014. ISBN: 978-989-689-366-8.

Página das Edições Colibri: http://www.edi-colibri.pt/Lista.aspx?AutorID=1114