Departamento de Ciências do Desporto participa em projeto inovador em Portugal

O Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior encontra-se a participar num projeto inovador em Portugal sobre análise de jogo no futsal em colaboração com a empresa de softwares estatísticos e análise de jogo Videobserver. O objetivo deste projeto passa por testar a utilização de um novo software de análise de jogo no futsal.

Para tal, alguns alunos da licenciatura de Ciências do Desporto da UBI irão participar na análise, em tempo real, de jogos do campeonato da 1ª divisão de futsal.
Em tempo real ou após o termino dos jogos, os resultados destas análises poderão ser consultados em http://futsal.videobserver.com/. Estes dados serão ainda disponibilizados de forma mais detalhada aos treinadores dos clubes de futsal envolvidos neste projeto. A sincronização destes dados com o vídeo do jogo permite ainda a realização de análise de vídeo de forma simples e num curto espaço de tempo, facilitando assim a preparação de relatórios de análise de jogo aos treinadores.

Para além da testagem do software, o Departamento de Ciências do Desporto tem estado envolvido na conceção do mesmo, de modo a permitir que os dados recolhidos e a sua visualização vão cada vez mais ao encontro das necessidades dos treinadores de futsal.

Fonte: Departamento de Ciências do Desporto e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas