Conselho Geral aprova Plano de Atividades e Orçamento

O Plano de Atividades e Orçamento da UBI para 2018 foi aprovado na reunião do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI) de sexta-feira, 12 de janeiro. Ao longo deste ano, de acordo com o documento apresentado pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, a Universidade vai continuar a apostar em oferecer aos seus estudantes as melhores condições de estudo e na captação de alunos – nacionais e internacionais –, em paralelo com a contenção de custos, originada pelo crónico subfinanciamento da instituição em termos de Orçamento do Estado.

José Ferreira Gomes, presidente do CG-UBI, destaca estes três aspetos na atividade prevista para a UBI em 2018 e que mereceu a aprovação dos conselheiros presentes na reunião.

Existe a “preocupação de garantir que o ambiente de trabalho educativo na UBI continue a ser de excelência, ou seja, atrativo do ponto de vista do estudante, para que este desenvolva um estudo intenso”, salienta.

A Universidade vai também continuar a apostar estrategicamente na captação de estudantes nacionais e internacionais, incidindo em comunidades de Língua Portuguesa, como os portugueses que vivem nos Estados Unidos.

“Tudo indica que o trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos nesta área vai continuar e produzir os seus frutos”, salienta José Ferreira Gomes.

Outro aspeto apresentado ao Conselho Geral por António Fidalgo aponta para que se mantenha o esforço que tem sido feito para incentivar um maior dinamismo na captação de receitas de investigação, ainda de acordo com José Ferreira Gomes.

O presidente do CG-UBI refere que nos documentos apresentados foi reconhecido o esforço que a instituição tem feito no sentido de conter os custos de funcionamento, mas sem esquecer que “há um problema base na forma como são atribuídas as dotações do Orçamento de Estado às diversas universidades: a UBI não tem um orçamento apropriado em função do número dos seus estudantes”.