ed. 589 | 28 julho a 3 agosto 2018

Conferência Internacional premeia trabalho de investigadores da UBI

O trabalho científico desenvolvido por uma equipa de investigação que integra elementos do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior foi premiado numa das conferências internacionais mais importantes na área da recuperação de informação (Information Retrieval), no domínio da Ciência dos Computadores. Na 40th International Conference on Information Retrieval, que decorreu em Grenoble, França, no final do mês de março, conquistou o Best Short Paper Award no ECIR 2018.

O primeiro autor do artigo, que tem como título “A Text Feature Based Automatic Keyword Extraction Method for Single Documents”, é um antigo aluno da Licenciatura em Matemática e Informática e do Mestrado em Engenharia Informática da UBI, Ricardo Campos. O trabalho desenvolvido pela equipa que integra ainda Célia Nunes, docente do Departamento de Matemática (Faculdade de Ciências), resulta da colaboração com várias instituições. Além dos elementos da UBI, fazem parte investigadores do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade do Porto, Universidade de Kyoto (Japão) e INESC TEC.

O artigo apresenta uma nova abordagem na extração de informação de textos, introduzindo um novo extrator de palavras relevantes (YAKE) que apresenta um melhor desempenho quando comparado com os métodos já existentes.

Na 40th International Conference on Information Retrieval participaram aproximadamente 300 investigadores e nela foram distribuídos apenas dois prémios: Best Paper e Best Short Paper.

Artigo Premiado
40th International Conference on Information Retrieval