ubinforma

ed. 839 | 30 março a 5 abril 2024

Conferência Internacional analisa reaproveitamento de resíduos industriais

O tema da valorização e reutilização de resíduos industriais e resultantes da atividade mineira vão estar em foco na Universidade da Beira Interior (UBI), na segunda edição do RICON19 – International Conference, Brokerage Event and Lab Workshop, que vai decorrer entre os dias 11 e 13 de dezembro.

O encontro dirige-se a um amplo conjunto de profissionais, como investigadores, académicos, estudantes, engenheiros e outros profissionais do sector, centrando-se em torno de um tema de grande relevância na atualidade: a procura de soluções ambientais que reduzam a sobrecarga de poluição no planeta.

O objetivo é criar uma oportunidade para a troca de ideias e debate acerca das mais recentes descobertas nos campos da valorização dos resíduos, que pretendem reconvertê-los em materiais para infraestruturas de engenharia civil, estruturas, produtos de construção e áreas relacionadas.

O conjunto de conferências do RICON19 está agendando para dia 12 de dezembro, contando com a presença de intervenientes internacionais e realiza-se no Anfiteatro 8.1, na Faculdade de Engenharia.

A anteceder este dia, no dia 11 de dezembro, realiza-se um workshop que vai abordar precisamente processos em desenvolvimento nos laboratórios da Faculdade de Engenharia, para mostrar a viabilidade de obter materiais de construção (argamassa e betão), reutilizando resíduos industriais e de mineração e capturando CO2, como uma contribuição para limitar o aquecimento global.

Faz ainda parte do RICON19 uma visita técnica às Minas da Panasqueira, no dia 13 de dezembro.

O RICON19 é a segunda conferência REMINE organizada no âmbito do Programa-Quadro da UE para a Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 Ações Marie Skłodowska-Curie - Programa de Bolsas de Investigação - Intercâmbio de pessoal em pesquisa e inovação (RISE).

A realização deste evento é mais uma dimensão do trabalho que tem sido desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da UBI e da Unidade de Investigação C-MADE - Centre of Materials and Building Technologies, que ainda recentemente foi apresentado por João Paulo Castro Gomes, em Bruxelas. O docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura e membro da organização do RICON19 participou em novembro na conferência europeia “Raw Materials Week”, onde deu a conhecer os resultados da investigação de tecnologias emergentes, em curso na UBI desde 2007, que permitem aproveitar alguns tipos de resíduos de minas e industriais como novos materiais cimentícios, tratando-se de uma oportunidade para reduzir os impactos ambientais deste tipo de indústrias.

Mais informação
RICON19 – International Conference, Brokerage Event and Lab Workshop