Concurso “Integro” incentiva integração responsável dos novos alunos

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a promover, pelo segundo ano consecutivo, o concurso “Integro”, que tem como objetivo incentivar a integração salutar dos novos alunos por parte dos núcleos de estudantes representativos de cada curso. A iniciativa da Reitoria da UBI é organizada em colaboração com a Associação Académica, no âmbito do processo de acolhimento e integração dos estudantes do 1.º Ciclo, e vai premiar atividades que fomentem o convívio, a diversão, o interconhecimento e a cooperação com a sociedade.

O “Integro” desafia os núcleos dos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado a apresentar propostas de atividades que cumpram três objetivos: promoção de uma vivência plena do Ensino Superior enquanto espaço inclusivo, de liberdade, conhecimento e relacionamento saudável com os outros; dar a conhecer a Universidade e a cidade aos novos alunos através dos núcleos; e o desenvolvimento da criatividade e sensibilização dos estudantes para o papel da solidariedade, promovendo a integração social.

As candidaturas devem ser remetidas até 22 de setembro, através do envio da ficha de inscrição e a descrição sobre a ideia a concurso. As ações a desenvolver serão avaliadas pelo envolvimento do número de novos alunos (um mínimo de 50 por cento de cada curso), pela relevância, originalidade, aplicação da ideia, responsabilidade social e solidariedade e, ainda, pelo nível de envolvimento dos proponentes na concretização do projeto.

A classificação final da atividade pelo júri será feita através da análise de um vídeo, com o máximo de 180 segundos, que os participantes deverão disponibilizar através do Youtube até dia 11 de outubro. O vídeo deve apresentar uma síntese do desenvolvimento do respetivo projeto e os trabalhos levados a efeito no decurso do mesmo.

Os vencedores são anunciados a 18 de outubro, sendo atribuído aos três melhores 750 euros (1.º prémio), 500 euros (2.º prémio) e 250 euros (3.º prémio).

Mais informação
Regulamento