Bicicletas elétricas disponíveis para a comunidade académica

As bicicletas elétricas que a Universidade da Beira Interior (UBI) vai disponibilizar a estudantes, docentes e funcionários, a partir do próximo mês de setembro, saíram pela primeira vez à rua esta segunda-feira, dia 23 de julho. A viagem inaugural das bicicletas adquiridas no âmbito da participação da UBI no projeto nacional U-BIKE fez-se entre o Polo I e a Faculdade de Ciências da Saúde, trajeto de aproximadamente três quilómetros, percorrido em cerca de 15 minutos. O percurso foi cumprido por todos os que aceitaram o convite da academia para experimentar os veículos que se destinam a mudar os hábitos de mobilidade da comunidade académica dentro da Covilhã.

As 100 bicicletas adquiridas pela UBI no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) visam criar uma alternativa de transporte amiga do ambiente, mais económica, introduzindo hábitos de vida saudável e reduzindo o tempo de deslocação, sobretudo dos estudantes que fazem muitos dos percursos a pé entre o local de residência e os polos da Universidade dispersos pela cidade.

Localizada numa cidade de montanha, a Universidade “tem sabido vencer os declives mais íngremes”, destacou o Reitor da UBI, António Fidalgo, na apresentação oficinal da operação UBI do projeto U-BIKE. Considerou ainda que esta aposta constitui-se como um fator de atratibilidade de alunos para uma academia que tem uma distribuição pela cidade como nenhuma outra em Portugal: “Nós orgulhamo-nos de ter uma universidade que se fundiu com o tecido urbano e com a história da Covilhã. De industrial, passou a cidade académica, e hoje temos uma cidade ‘campus’ em que a Covilhã está balizada pelas faculdades da UBI”.

Uma situação que permite aos alunos ter “convivência e vivência universitárias diferente de qualquer uma das outras universidades em Portugal: o estudante não precisa de sair da cidade para viver dentro da universidade”, salientou o Reitor da UBI durante a cerimónia onde agradeceu e elogiou o trabalho do vice-reitor José Páscoa, pelo sucesso verificado no projeto das bicicletas.

A UBI é uma das primeiras instituições de Ensino Superior a avançar com a disponibilização das bicicletas elétricas, de um total de 15 universidades e/ou politécnicos envolvidos no U-BIKE. Dá também o primeiro passo, numa perspetiva mais ampla, para a introdução de um novo paradigma de mobilidade na Covilhã, algo em que a autarquia também está a trabalhar, como referiu Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, que também participou no trajeto inaugural na manhã desta segunda-feira.

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, foi outro dos convidados, tendo referido a importância desta iniciativa para alcançar os objetivos de redução das emissões de CO2, aumento da qualidade do ar e redução do ruído e do tempo perdido em filas de trânsito.

As 100 bicicletas elétricas da UBI vão ser entregues a alunos, professores e funcionários que já tenham realizado ou ainda façam a inscrição no portal do U-BIKE. O Projeto U-BIKE Portugal foi desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e insere-se no Objetivo Específico (OE) de “Apoio à implementação de medidas de eficiência energética e à racionalização dos consumos nos transportes”.

Projeto U-BIKE UBI | Inscrições