Anna Guerman eleita vice-chair da Comissão da International Astronautical Federation

A docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, Anna Guerman, foi eleita, no passado mês de setembro, Vice-chair da Astrodynamics Committee of the International Astronautical Federation.

Segundo o regulamento, a docente da UBI vai ocupar este cargo durante 3 anos, e após este período desempenhar funções de Chair por mais 3 anos. No passado, esta Comissão foi liderada por pessoas de reconhecido mérito da Astrodinâmica, como o Prof. John V. Breakwell ou o Prof V.J. Modi.

Esta comissão tem como objetivo fazer avanços na mecânica orbital, dinâmica, orientação, navegação e controlo de sistemas simples e multi-espacial, bem como o desenvolvimento da robótica do espaço.

Saliente-se que o centro de investigação da UBI CAST - Centre for Aerospace Science and Technologies é um dos apenas dois membros portugueses da Federação internacional, sendo o outro membro a “Proespaço”(associação das indústrias portugueses na área de espaço).

A Federação Internacional de Astronáutica é uma organização não-governamental, de defesa espacial internacional, com sede em Paris, e fundada em 1951. Tem 246 membros de 58 países em todo o mundo, provenientes de agências espaciais, indústria, associações profissionais, organizações governamentais e sociedades científicas. Está ainda associada à Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e ao Instituto Internacional de Direito Espacial (IISL).

Mais informação sobre a Federação
Mais informação sobre a Comissão