ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

Alunos da UBI criam plataforma com lista de lojas e serviços abertos

Dois alunos da área da Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) criaram uma plataforma online onde é possível saber quais os estabelecimentos comerciais de bens essenciais que se encontram em funcionamento. Designada “Covid-19 na Beira Interior”, a página foi desenvolvida por Igor Matias e Paulo Silva, respetivamente, estudantes de Mestrado e Licenciatura em Engenharia Informática, em parceria com a STAR Junior Enterprise.

A plataforma permite, através de um mapa interativo e sinalizado, consultar os estabelecimentos abertos em toda a região ou num raio de distância de um certo ponto (podendo recorrer à geolocalização do visitante). Permite ainda a pesquisa de estabelecimentos específicos ou locais diretamente no mapa, de forma a ser mais fácil consultar uma certa região.

A plataforma apresenta informação acerca de cada um dos estabelecimentos introduzidos, como a tipologia do estabelecimento, o seu horário de funcionamento durante o estado de emergência e ainda a possibilidade ou não de serviço take-away e/ou entregas.

“Covid-19 na Beira Interior” permite ainda selecionar o tipo de estabelecimento a pesquisar, de uma listagem que inclui venda de alimentos (restaurantes, supermercado/Mercearia ou padaria, entre outros), serviços (entrega de gás e reparações ao domicílio, de eletrodomésticos ou de automóveis), saúde (clínica e farmácias) e ainda explicações online, quiosque, bombas de combustível take-away e entregas.

O site foi lançado no dia 24 de março, abrangendo a Cova da Beira (região dos concelhos de Fundão, Covilhã e Belmonte). “No entanto, após menos de 48 horas já tínhamos tido mais de 7.000 acessos, de mais de 1,5 mil visitantes únicos (visitaram mais que uma vez a página), e daí que passámos a abranger a Beira Interior inteira (distritos de Castelo Branco, Guarda e parte de Coimbra, Viseu e Santarém)”, explicam os promotores da plataforma, acrescentando: “Neste momento temos mais de duas centenas de estabelecimentos reportados, e estamos a toda a hora a inserir novos, à medida que nos vão chegando novas submissões por parte da população”.

Igor Matias e Paulo Silva desenvolveram “Covid-19 na Beira Interior” no âmbito de uma parceria com a STAR Junior Enterprise, a primeira iniciativa de consultoria focada em IT, apenas formada por estudantes da UBI.

Covid-19 na Beira Interior - O que está aberto?

te xtosfoto s

Edição: