Aluno da UBI eleito Presidente da ANEM

Duarte Sequeira, aluno do 4º ano de Medicina da UBI, foi eleito Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, no passado mês de dezembro. A tomada de posse será no próximo dia 18 de janeiro, às 15h30, no anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

A cerimónia contará com a presença de altos representantes de instituições como a Administração Central do Sistema de Saúde, Ordem dos Médicos, Faculdades de Medicina, entre outros.

É a primeira vez que um aluno da UBI preside a este órgão e para Duarte Sequeira “só com um trabalho realizado em conjunto é possível criar oportunidades de participação, alargando a reflexão e o debate. Contamos com o apoio de todos os associados e parceiros na concretização desta missão, bem como das Escolas Médicas, da Ordem dos Médicos, das organizações profissionais, das Federações de Estudantes nacionais e internacionais e dos órgãos da tutela nomeadamente através do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Ensino Superior e Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. A garantia da representação ao mais alto nível dos estudantes de Medicina só pode ser dada se mantivermos com estes parceiros a relação de proximidade que temos estabelecido e que será certamente por nós prosseguida”.

A ANEM/PorMSIC, Associação Nacional de Estudantes de Medicina / Portuguese Medical Students' International Committee é a Federação que agrega as Associações e Núcleos das oito Escolas Médicas portuguesas, representantes dos cerca de 9000 estudantes de Medicina em Portugal.

A ANEM, fundada em 1983, é o legítimo representante dos estudantes das escolas médicas portuguesas ao mais alto nível, defendendo os seus interesses quer a nível nacional junto das mais diversas entidades, quer a nível internacional junto da IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations). Por outro lado, desenvolve igualmente um conjunto de atividades de carácter científico, recreativo, cultural e desportivo, que abrem aos estudantes oportunidades de formação extra-curricular e pessoal.

Nova Direção ANEM:
Presidente – Duarte Sequeira, FCS-UBI
Vice-Presidente – Pedro Diogo, FMUP
Vice-Presidente – Alberto Abreu da Silva, ECS-UM
Vice-Presidente – Ana Valadas, FMUL
Tesoureiro – Mónica Mamede, FCM-NOVA
Coordenador de Projetos – Diogo Silva, FMUP
Coordenador Executivo – Sérgio Pereira, FCS-UBI
Coordenador de Informação e Imagem – André Fernandes, FCS-UBI
Departamento de Saúde Pública – Miguel Romano, ECS-UM
Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA – a eleger
Departamento de Direitos Humanos e Paz – Helena Fonseca, FCS-UBI Departamento de Intercâmbios – Rúben Raimundo, FCS-UBI