Alunas de Ciências Biomédicas vencem Angelini University Award

Um grupo de quatro alunas da Universidade da Beira Interior (UBI) venceu a 7.ª edição do Angelini University Award 2015/2016, ao qual concorreu com o projeto “Fraldas Analíticas: BabyKnow & KnowU”. Vanessa Santos, Jane Dias, Ana Silveira e Catarina Almeida, estudantes do curso de Ciências Biomédicas, apresentaram um projeto pioneiro que pretende revolucionar a monitorização e análise da urina de doentes oncológicos em situação de cuidados paliativos.

O sistema proposto não é invasivo e permite a recolha e realização da análise da urina tipo II. De seguida, os dados são disponibilizados através de uma aplicação para smartphones. Entre as vantagens desta proposta estão a antecipação de problemas (através da monitorização eficaz dos parâmetros de saúde dos doentes) e a maior qualidade de vida proporcionada aos doentes oncológicos.

O projeto “Fraldas Analíticas: BabyKnow & KnowU” nasceu de um desafio lançado na disciplina de empreendedorismo de Ciências Biomédicas, curso a funcionar na Faculdade de Ciências da Saúde, e foi considerado o melhor da edição de 2016, valendo ao grupo um prémio global no valor de 8.000 euros.

Foram submetidos ao Angelini University Award 42 projetos, de 193 candidatos e 34 docentes. No total, estiveram representadas 33 instituições de ensino superior portuguesas – universidades e institutos politécnicos – de norte a sul do país.

O desafio para este ano passava por desenvolver projetos relacionados com os cuidados paliativos em doentes oncológicos. A Farmacêutica Angelini, que promove a competição, pretendeu estimular a criatividade e inovação dos estudantes universitários sobre este tema específico do Setor da Saúde e premiar a investigação académica.